COLOSSENSES cap 2, 8...
A ADVERTÊNCIA CONTRA FALSOS ENSINOS. A DIVINDADE DE CRISTO E A SUA OBRA REDENTORA.
8 Tendo cuidado para que ninguém
vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição
dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
9 porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade,
10 e tendes a vossa plenitude nele, que é a cabeça de todo principado e
potestade,
11 no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos
no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo;
12 tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes
ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos;
13 e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na
incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos
todos os delitos;
14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas
ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na
cruz;
15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e
deles triunfou na mesma cruz.
16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de
festa, ou de lua nova, ou de sábados,
17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.
18 Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos
anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu
entendimento carnal,
19 e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas
juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus.
20 Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais
ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo,
21 tais como: não toques, não proves, não manuseies
22 (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e
doutrinas dos homens?
23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário,
humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no
combate contra a satisfação da carne.